Pesquisa

   O projeto de extensão Boca de Cena tem como principal interesse estabelecer a reflexão sobre aspectos interdisciplinares da criação em arte. Visa, portanto, problematizar o desejo das artes contemporâneas em diluir suas fronteiras.
   Desta forma, trata-se de uma ação de extensão interdisciplinar onde se pretende estudar as conexões entre o fazer teatral e a câmera como suporte. Além disso, existe o interesse em aprofundar o uso da internet como veículo de divulgação e modo de inserção de um trabalho em arte. Neste sentido, o desejo é o de utilizar o vídeo e a internet como tecnologias propulsoras da concepção do trabalho cênico e não apenas como ferramentas de registro e divulgação.
   O projeto tem tanto um caráter artístico quanto formativo, pois entende que a investigação se aprofunda a medida em que se amplia o domínio das ferramentas multimídia. Assim, busca oferecer a instrumentalização necessária para que os acadêmicos tenham capacitação técnica para interagir com vídeo/projeção, fotografia e sua interferência conceitual e estética.
   O grupo é coordenado pela Profª. Ms. Alexandra Dias e formado pelos acadêmicos Ana Laura Paiva, Eduardo Souza, Juliano Gass, Lumilan Noda, Tatiana Sato, Tatiana Duarte e Vitor Hiroshi, além disso, conta com o apoio técnico de Thiago Rodeghiero. Esta equipe se reúne, com esta formação, desde junho de 2010 e utiliza o blog www.projetobocadecena.blogspot.com como veículo de inserção. Mesmo com pouco tempo de existência, já realizou diversas experimentações, principalmente documentando acontecimentos na área das artes da cena na cidade de Pelotas.
   Na segunda fase do projeto, os pesquisadores pretendem expandir seu trabalho através de ações onde as problemáticas interdisciplinares serão postas em prática por meio da obra artística.

Prof. Ms. Alexandra Dias