quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Espetáculo Experimento Zaúm



Sobre a Vídeo Arte do espetáculo, a pesquisa também partiu da ideia de desenraizamento, tema central da peça. Para a primeira interferência imagética, a partir desse tema começo-se a busca de imagens e videos que tivessem formas de desenraizamento humano, como por exemplo símbolos ligados a lutas populares como movimento negro, movimento feminista, imagens ligadas a ditadura, o nascimento, a evolução do ser humano, o relógio e a questão do tempo, a pressa, o trabalho, transportes, a natureza, a televisão, etc, desenraizamentos que já aconteceram ou que precisam acontecer.



Todas essas imagens são pensadas e relacionadas à mudança de vida, de ideologia, ruptura de barreiras, tomada de consciência. Após ser levantado um vasto repertorio de imagens, foi feita então a seleção das que mais provocavam um efeito visual interessante, a ponto de não chamar mais a atenção do que os próprios atores.



A intenção também é criar um corpo diferente, através das linhas e traços que são projetados em cima dos atores, quebrando formas e construindo outras. As curvas dos corpos, juntamente com as projeções formam uma espécie de caixa mágica, contendo criaturas desconhecidas.

Para a segunda interferência imagética, na cena dois atores tratam do gênero, homem e mulher. Pensei então na contaminação, na troca que ambos fazem, no que que é e está condicionada muitas vezes a relação entre ambos na sociedade. A contaminação é simbolizada pelas tinas, azul e vermelha, tomando os corpos de ambos. Enquanto a cena esta acontecendo, como pano de fundo as projeções interferem e formam diferentes sentidos.




O experimento ainda está em cartaz, e acontecerá nos dias 29 de outubro e 1, 2 e 5 de novembro, no prédio do Teatro, rua Tamandaré, 301, as 20h30 min. A entrada é franca.

Por Juliano Bgass.

Nenhum comentário:

Postar um comentário