segunda-feira, 23 de abril de 2012

"O Tempo e o Vento" ...e a preparação do ator



Foto: Lumilan Noda
No último sábado, 21 de abril, estive na cidade cenográfica construída em Bagé, participando de algumas gravações do filme "O Tempo e O Vento", que está recebendo a direção de Jayme Monjardim. Com isso pude observar, além da forma como o diretor se relaciona com o elenco, a maneira como alguns dos atores principais iniciam o processo de concentração antes de começar a gravar. Essas observações foram algo bem superficial; com meses de antecedência, o elenco já vinha realizando laboratório para a construção dos personagens voltados para este longa-metragem.

“Atenção, concentração...” – sobre a preparação

Com Patrícia Carvalho-Oliveira,
preparadora de elenco
Patrícia Carvalho-Oliveira auxilia no preparo e orientação de grande parte do elenco na construção dos personagens e também na preparação geral dos atores e atrizes que possuem algum diálogo no filme. Algumas horas antes das filmagens, ela conversa com o ator que fará a cena, procurando torná-lo ciente de como o personagem estará pensando naquele momento, para que tudo saia o mais próximo do que seria se aquele acontecimento fosse, de fato, um acontecimento real. Na matéria do Jornal Minuano  ela comenta sobre como é feito esse processo.

Nesse aspecto, evidencia-se que não é tão distante do que estamos acostumados a fazer no teatro quando a questão é a construção de um personagem, visto que cabe ao ator pensá-lo num determinado contexto, suas funções ali e suas reações mediante uma determinada circunstância dada.

Monjardim se dirige aos atores para conversar individualmente quando há alguma correção a ser feita na atuação. Ele faz orientações gerais de onde deve ficar o elenco de figuração, os atores, se o olhar do personagem fica melhor se for mais baixo ou o contrário. Trata-se de uma linguagem muito leve, e penso que possa ser esta a maior diferença do teatro para o cinema: a sutileza com que é construída a veracidade de um personagem. 

A música para instaurar atmosfera

Santa Fé, a cidade cenográfica
Além da conversa com preparadora de elenco, a música é também um dos recursos utilizados para que o ator penetre na atmosfera que a cena exige. Por vezes estava um ou outro integrante do elenco principal com os fones de ouvido, concentrado em alguma música específica.

O roteiro do dia

As atividades para um dia de gravações como este começou muito cedo. Levantamos às 4 horas da manhã e encerramos à noite, quando já eram 19 horas. A correria era intensa porque era do tipo de cena que se precisava aproveitar a luz natural do dia, do amanhecer. Mas não é só isso que faz um trabalho desse porte ser demorado, se gasta muito tempo com a afinação de luz, ajustes de som, maquiagem, figurinos e outras coisas. E tudo precisa ser muito rápido para dar tempo de gravar as cenas previstas para aquele dia e assim cumprir o cronograma. São muitas pessoas envolvidas e, sem sombra de dúvidas, muito trabalho.

Lumilan Noda

Nenhum comentário:

Postar um comentário